Muito se tem falado e debatido acerca da questão do voto eletrónico (ou digital). A verdade é que, de facto, não há sistemas perfeitos.

Ainda assim, parece-me imprescindível, e ainda mais em pleno século XXI, que um Clube com a dimensão do Sporting Clube de Portugal, adote este tipo/formato de votação. Vejamos, o Sporting é, primeiro, um Clube Nacional e depois Internacional! As nossas cores vão muito além-fronteiras e são elas que muitas vezes permitem que emigrantes, seus filhos e familiares, se sintam mais próximo do País e por inerência do seu Clube de Coração! A Gente que por esse país fora, vibra à distância com todos os feitos e passos do Sporting, é infindável! Claro, falamos sempre de Sócios de plenos direitos.

Não seria benéfico, equitativo e absolutamente justo, que esses mesmos Sócios pudessem intervir diretamente na vida do Clube e na tomada de decisões, sempre que assim se justificasse?

Se pagam, e bem, como os demais sócios, porque razão se devem deslocar fisicamente, para os locais onde se realizam as AG do Clube, se residem a centenas ou milhares de quilómetros de distância?

Porque é que um Sócio, mesmo que seja residente em Lisboa ou arredores, não pode em determinada altura da vida, estar ausente, mas ainda assim querer exercer o seu direito de voto?

Há muitos argumentos, acerca da fiabilidade da votação eletrónica, como de resto outros já referiram. Não me parece que a questão da fiabilidade, seja exclusiva deste tipo de votação. O certo é que cada vez mais Países em várias ocasiões, estão a recorrer a esta tecnologia, para aumentar o número de participantes e estimular o interesse dos votantes, nos temas, questões e ocasiões de voto.

Em jeito de conclusão, digo que a votação eletrónica virá, muito brevemente, a tornar-se tão normal e corrente como a votação presencial. É fundamental que o Sporting Clube de Portugal, acompanhe esta evolução em nome da transparência, rigor e dimensão da Instituição! Todo e qualquer Sócio, deve ter a possibilidade de exercer o seu direito de voto, independentemente da sua geolocalização!

Ricardo Nuno A. S. Pereira
Sócio 23.133-0
Fisioterapeuta