Painel 4

Sustenbilidade Financeira e Marca

Álvaro Dias Antunes – Sócio nº 36.036-0

O papel dos Núcleos SCP para um Sporting mais forte

Introdução

O Sporting Clube de Portugal é uma instituição sem paralelo no panorama do Associativismo português, singularidade essa que lhe é conferida por:

  • quase 114 anos de riquíssima HISTÓRIA desportiva, cultural e social;
  • uma implantação planetária organicamente sustentada por 273 (duzentos e setenta e três!) Núcleos Oficiais, e ainda por quase uma centena de Núcleos "oficiosos" e algumas dezenas de Filiais e Delegações ESPALHADAS POR TODO O MUNDO;
  • um ECLETISMO desportivo, expresso em 55 Modalidades com um riquíssimo espólio de conquistas nacionais e internacionais de algumas dezenas de milhares de troféus, entre os quais se contam 37 conquistas Europeias em 7 diferentes Modalidades;
  • uma prestigiante CULTURA de inclusão social e humana espelhada no facto de ser o Clube do Mundo onde se praticam mais Modalidades Paralímpicas e de Desporto Adaptado (14 Modalidades, com 3 Títulos Europeus e vários Atletas Medalhados e Medalhadas em Competições Europeias, Mundiais e nos Jogos Paralímpicos);
  • uma atuação coletiva pautada por VALORES E PRINCÍPIOS que nos colocam na vanguarda da defesa da Verdade Desportiva e da Lealdade Competitiva; uma forte tradição de AÇÃO SOCIAL SOLIDÁRIA, regular e frequentemente expressa em variadíssimas ações de solidariedade para com os setores da sociedade mais carenciados ou fragilizados, ações essas decorrentes quer de iniciativas de instituições leoninas como a Fundação Sporting, o Grupo Stromp, o Grupo dos Cinquentenários, quer de iniciativas pontuais levadas a cabo por Núcleos, por Atletas de diversas Modalidades ou grupos de sócios que se organizam para o efeito.

Todos esses atributos que distinguem o Sporting e os Sportinguistas, podem conhecer períodos de maior ou menor fulgor afirmativo. Mas eles NUNCA deixam de estar presentes e de ser marca identitária daquele que é, para todos nós, Sportinguistas, o melhor Clube do Mundo.

Todavia, raras, muito raras, são as ocasiões em que o Clube verdadeiramente reconhece e aproveita boa parte dessa sua matriz identitária. Desde logo, porque teima em não compreender, relevar e otimizar a sua própria dimensão, isto é, recolhe-se em demasia à sua afirmação central na capital em que se sedia e menospreza o potencial diversificado e polivalente da sua implantação orgânica a nível nacional e internacional.

Os Núcleos estão imensamente subvalorizados e o seu enorme potencial dinamizador da vida associativa, da capacidade de realização financeira, do apoio às várias Modalidades, da difusão dos Valores e Princípios Históricos, do suporte aos interesses mais particulares e episódicos, da divulgação e promoção dos feitos do Clube é simplesmente menorizado e frequentemente até desprezado.

Está na hora de o Sporting se modernizar e se afirmar como POTÊNCIA DESPORTIVA de dimensão Mundial! E, nessa tarefa, os Núcleos podem e devem assumir um papel fulcral.

Aquilo que move TODOS os Núcleos SCP e os seus associados é o desejo de ajudar o Sporting a crescer. SEMPRE!

Recomendação 1 - Reforçar a democracia e ampliar a dimensão do Associativismo Leonino

  • REFORÇAR A DEMOCRACIA DO ASSOCIATIVISMO LEONINO - utilizando as suas sedes como locais de votação eletrónica presencial nas AG e articulando com o Clube modelos de divulgação e debate dos conteúdos das mesmas;
  • AMPLIAR A DIMENSÃO DO ASSOCIATIVISMO LEONINO - participar ativamente em campanhas de angariação de novos sócios SCP, traçando metas e objetivos anuais (angariação que estaria imensamente facilitada pela verificação de todas as iniciativas anteriores, que tornariam muito mais apelativa e compensadora a associação no Clube para os adeptos mais distantes do centro-sede);

Recomendação 2 - Reforçar a dimensão do clube e a expansão da marca

  • REFORÇAR A DIMENSÃO DO CLUBE E A EXPANSÃO DA MARCA - estabelecendo um funcionamento dos Núcleos em rede (redes locais de agrupamento de Núcleos; redes regionais de agrupamento de Núcleos; Rede Nacional e Rede Internacional de Núcleos) e promovendo a interatividade entre eles;
  • PROMOVER A CONSCIÊNCIA LEONINA/ REFORÇAR OS LAÇOS DA FAMÍLIA SPORTINGUISTA/ AFERIR BOAS PRÁTICAS- procurar organizar Conferências Regionais Anuais de Núcleos e Congressos de Núcleos de 4 em 4 anos para debater estas e/ou outras propostas, monitorizar a sua taxa de sucesso, procurar meios e elaborar mecanismos para otimizar a ação individual de cada Núcleo e a ação interativa de conjuntos de Núcleos;

Recomendação 3 - Exponenciar as Vendas de Merchandising e expandir a Marca Sporting

  • EXPONENCIAR AS VENDAS DE MERCHANDISING E EXPANDIR A MARCA SPORTING - usar a Rede de Núcleos para criar pontos de venda de merchandising Sporting (Clube, Futebol e Modalidades) como "extensões" das Lojas Verdes;
  • DINAMIZAR E REFORÇAR A EFICÁCIA DO ASSOCIATIVISMO DOS NÚCLEOS - agrupar as sub-redes locais de Núcleos em: iniciativas de promoção de merchandising com participação de Atletas; iniciativas de cariz solidário com participação de atletas; iniciativas de convívio (que permitam também a angariação comum de receitas e a promoção das suas terras, reforçando o reconhecimento da comunidade local pelo Clube); organização de torneios desportivos inter Núcleos (envolvendo não apenas os associados, mas também os seus filhos e outros familiares);

Recomendação 4 - Apoiar a capacidade competitiva das Equipas e afirmar a raça Leonina

  • APOIAR A CAPACIDADE COMPETITIVA DAS EQUIPAS E AFIRMAR A RAÇA LEONINA - usar essa estruturação e funcionamento em Rede para incentivar o apoio regular às nossas equipas no Estádio José de Alvalade, no Pavilhão João Rocha, ou no Estádio Aurélio Pereira [várias redes locais de Núcleos a aproveitarem a sua proximidade para organizarem esse apoio em excursões; adquirindo Gamebox "coletivas" de sócios SCP de Núcleo (novo produto a criar) para os 2 Estádios e os 2 Pavilhões com acesso ao Museu Sporting] por forma a que TODOS os fins de semana possam ser "Dia de Núcleos"; usar essa estruturação em Rede para melhorar o apoio nos jogos fora de todas as Nossas Modalidades (rede de Núcleos de proximidade ao local da deslocação da equipa, organizando-se não só para incentivar as equipas nos seus jogos, mas também para apoiar logisticamente essas deslocações);
  • DAR DESTAQUE AO ECLETISMO DO SPORTING - usar as fachadas das suas sedes para instalação de "placards" informativos onde realcem os resultados semanais das várias equipas leoninas nas diversas Modalidades, em todos os Escalões e nos 2 géneros; no período de "defeso", instalar um "placard" maior que realce todas as conquistas de Títulos referentes à época transata com um especial destaque para todos os feitos internacionais;

Recomendação 5 - Expandir a presença geográfica de Clube

Apoiar e incentivar a criação de novos Núcleos.