Painel 4

Sustenbilidade Financeira e Marca

Sara Dias – Sócio nº 171.861-0

O Sporting connosco em todo o lado

Introdução

Existe um enorme desaproveitamento nesta vertente, por vários motivos. Entre eles o facto de sempre ter sido um clube gerido por homens e inevitavelmente para homens, mas a realidade é que as alterações na sociedade têm levado cada vez mais a que as mulheres estejam em todos os quadrantes, incluindo no mundo do desporto.

Não devemos também esquecer-nos que o consumo para a casa e para a família em geral é feito maioritariamente pela mulher. Assim, não devemos esquecer-nos que as mulheres gostam de se vestir em geral de forma mais feminina, e pese embora possam partilhar do mesmo amor e devoção ao clube, tem de existir um cuidado especial para este segmento.

Mesmo ao nível masculino temos a maior parte dos produtos como sendo apenas desportivos, e no caso de vestuário temos de subir a fasquia e começar a ter roupa e calçado para toda a família, e principalmente para todas as ocasiões, seja ir ao jogo, seja ir trabalhar ou andar no dia a dia, isto criando uma nova linha as vendas seriam exponenciadas.

Recomendação 1 - Franchising

Equacionar desde já a ideia de lojas em franchising e do desenvolvimento real da marca Sporting, que deve ser pensado muito na vertente internacionalização.

Recomendação 2 - Jubas

É urgente criar mais mascotes. Uma irmã para o Jubas, o Pai e a Mãe pelo menos. Todos eles estariam presentes em dias de jogos no estádio e andariam pelo estádio enquanto o jogo decorresse. A presença destas mascotes fora do estádio antes dos jogos também é importante. Permitia a muitas crianças e Sportinguistas “aquela” foto.

Visitar creches e escolas por parte da família Jubas para fazer crescer nos mais pequenos o Sportinguismo e até mesmo nas crianças de outros clubes, um certo carinho.

Merchandising da família Jubas como por exemplo livros para colorir, lápis de cor, a banda desenhada, mais t-shirts e roupa de bebé, jogos de tabuleiro.

Recomendação 3 - Núcleos

Sendo os núcleos braços importantíssimos da família Sporting, devem de obedecer a imagens e regras standard, assim como serem parte integrante da estratégia de desenvolvimento da marca, comercialização de produtos da marca Sporting e primar por serem, mini José Alvalade/PJR.