Painel 4

Sustenbilidade Financeira e Marca

Nuno Saraiva

Cuidar da Marca

Introdução

Quando olhamos para a marca Sporting vemos:

  • Um canal de TV com poucos meios e poucos conteúdos, que são pouco atrativos e repetitivos;
  • Um estádio às cores onde também existe verde;
  • Conteúdos e ferramentas desatualizadas;
  • Presença que não é pujante nem dinâmica nos sítios onde as pessoas procuram conteúdos, lazer ou entretenimento.

Está, pois, na hora de cuidar da nossa marca, uniformizá-la, dar-lhe ferramentas modernas, ir ao encontro das pessoas e entrar a ganhar em campo logo por aí.

Recomendação 1 - Imagem de Marca SCP

É mais ou menos consensual entre os sócios e adeptos do Sporting que estes compram, valorizam e preferem o anterior emblema do SCP. À volta do Estádio convivemos com dois logotipos para a mesma instituição. Todo o restyling do logotipo do Sporting Clube de Portugal foi, um investimento estratégico desadequado, perdeu-se a identidade de um escudo característico que nos distinguia dos demais e o leão rampante diminuiu a sua presença no emblema, tirando força identitária à marca. A sigla desenhada e com personalidade também se perdeu e deu lugar a um lettering banal e tímido. Está na hora de voltar a dar dimensão ao Leão, do escudo ser a nossa bandeira e afirmar que o nosso anterior símbolo nunca o deixou de ser.

Recomendação 2 - Sporting Corporate

Enquanto submarca é um ponto negro. Entrar nos Camarotes Corporate do Sporting e ver as condições em que as alcatifas e as paredes se encontram e compará-los com as instalações dos clubes rivais é desolador. A comparação é um facto que acontece abundantemente, visto que muitas empresas detêm também camarotes noutros estádios do país. Porque o negócio também vive de aparências e negócio gera negócio, este segmento merece uma atenção no orçamento.

Recomendação 3 - Comunicação: novos canais, tendências e gerações

As pessoas tendem a estar cada vez mais desligadas dos meios tradicionais de comunicação social, imprensa escrita e audiovisual. A procura de conteúdos de entretenimento é cada vez mais feita online, as pessoas vão diretamente onde querem, mas por outro lado são muitas vezes guiadas pela sugestão.

O YouTube é um difusor de conteúdos poderoso e a sua utilização apresenta-se cada vez mais consistente, com vários interlocutores a criarem canais próprios com sucesso.

O futebol está abandonado a rábulas cómicas ou a repetições de programas endémicos de fórmulas gastas de escárnio, maldizer e de “cartilha”.

Como forma de aproximar a marca das gerações mais novas devia-se inovar criando um canal de YouTube com conteúdos frescos, próximo dos adeptos e das gerações que vivem online. Seria interessante investir em figuras dinâmicas e já com lastro seja no YouTube, Twitch, Gaming, Comunicação, pois isso traria uma identificação de novos adeptos ao clube e uma aproximação de outros sem que a sua ligação/sentimento pelo clube esteja diretamente relacionada com a dinâmica de vitória das equipas desportivas do SCP.

Criação de uma Sporting Fãs TV no YouTube, à imagem da Arsenal Fans TV, onde os protagonistas são os fãs, um grupo de fãs carismáticos falam para o canal de YouTube no final dos jogos, em zonas exteriores do estádio, elogiam, reclamam, no fundo refletem sentimentos, várias sensibilidades e produzem conteúdos genuínos para os outros fãs. Têm também conteúdos sobre atualidade ou curiosidades sobre os jogadores, as equipas, outros fãs, etc. De referir que este canal do Arsenal tem 1.06M de subscritores. Exemplo

Recomendação 4 - App MeuSporting - Reformulação

A App do SCP devia ser uma ferramenta para os sócios, seja na compra de bilhetes, na comunicação do clube, no planeamento das agendas de fim de semana, em suma no quotidiano da nossa vida com o clube. Mas não se tem revelado assim. Modernizar a App é promover mais uma ferramenta de proximidade, nomeadamente na área onde os sócios detentores de Gamebox ou de bilhete para os jogos, em caso de impossibilidade de ida ao estádio ou de partilha da Gamebox os possam colocar à venda a outros sócios, nunca acima do valor de bilheteira, e assim se promova também uma dinâmica de contribuição para um estádio cheio.

Recomendação 5 - Núcleos - Identidade

A assunção do nosso anterior emblema, permitiria criar um motivo para uniformizar de norte a sul a imagem dos nossos núcleos, sendo que o ideal seria desenvolver uma proposta de materiais a usar para que todos tivessem o mesmo código visual.