Painel 2

O Clube, os Sócios e os Adeptos

Maria de Fátima Cabral – Sócio nº 17.270-1

Sporting de Portugal para o Mundo

Introdução

A história do nosso Clube, desde 1906, ensina-nos que as conquistas só perduram no tempo se forem alimentadas e nutridas com o poder de fogo da paixão e da motivação.

É o sentimento de que o contributo individual no apoio faz crescer a mística de um qualquer clube e no Sporting Clube de Portugal já há muito que sabemos a importância dos sócios. A nossa grandeza torna-se ainda mais consolidada quando em cada jornada, etapa ou desafio a bancada se veste de verde e branco.

É sobre o Futuro que tanto nos desafia para conquistar que gostaria de identificar algumas ideias que poderão vir a tornar o nosso Sporting um Clube ainda maior, mais coeso, mais unido e universal.

São os sócios e adeptos o grande e maior ativo de qualquer Clube e os do Sporting são ainda mais importantes. O crescimento do número de sócios que já acontece no seio de muitas das famílias e amigos sportinguistas tem de ser alargado a muitos que já vivem o Clube, mas que ainda não se inscreveram como sócios.

A responsabilidade de fazer crescer o clube é também manter ativos e próximos todos os sócios já existentes. O contacto mais personalizado e intimista com o sócio é uma bandeira prioritária.

O empoderamento dos associados com o crescimento do número de sócios só se torna eficaz com a efetividade de quotas pagas pelo que há que procurar medidas reparadoras desta realidade dos sócios. Temos de conseguir manter os sócios, manter a sua fidelização e motivá-los a terem as suas quotas atualizadas.

Há que aproximá-los cada vez mais do clube para que não sejam só as quotas o fator de obrigação para com a realidade do clube. Aqui entram as diversas campanhas de Marketing que terão de ser constantes ao longo da época desportiva e englobando todas as modalidades.

Recomendação 1 - Participar é ser da Família

Para que o crescimento do clube seja feito nas bases do jovem sportinguista, o Conselho Diretivo do Sporting Clube de Portugal deverá criar campanhas de participação de jovens, atletas ou não, sócios ou não-sócios, em jogos e passatempos nos intervalos dos dias de jogos de todas as modalidades.

O universo da mulher Sportinguista é uma realidade tão grande que nos permite ambicionar um crescimento ainda maior. O CD do SCP deverá criar iniciativas de marketing direcionadas ao público feminino, atletas ou não, sócias ou não-sócias, quer online, quer nos dias de jogos ou em épocas temáticas, como o Dia da Mulher, Dia da Mãe e porque não criar o “Dia da Adepta Leonina”?

Recomendação 2 - Atendimento do Sócio pelo Sócio

O CD do SCP deveria criar uma infraestrutura de recursos humanos (ou melhorar a existente) no sentido de todos os funcionários do Clube estarem inscritos como sócios do clube.

Só uma proximidade de valores a unir a relação entre sócio e o Call Center ou atendimento pessoal fortalece a relação com o clube. É o “atendimento” o primeiro filtro de contacto do sócio com quem detém a decisão sobre o seu problema.

Recomendação 3 - Merchandising

Se queremos vestir o nosso Estádio, o nosso Pavilhão e todos os outros recintos pelo mundo fora de Verde e Branco, o CD do SCP deverá promover:

  • Campanhas de escoamento de stock (artigos de épocas anteriores) a preços muito baixos que permitam o acesso de muitos dos sócios que adquirem um escasso número de artigos optando sempre pelo preço mais baixo e não pela sua preferência;
  • As lojas de Centros Comerciais só serão atrativas se contemplarem produtos com campanhas de descontos e promoções sabendo que é neste tipo de locais que muitas das compras são efetuadas por impulso, o que não acontecerá a preços elevados;
  • Encontrar uma solução de mudança da loja do PVR para o Estádio como anteriormente pois o fluxo de pessoas e acessos são mais atrativos;
  • Criar uma loja móvel para acompanhar os jogos fora da equipa de futebol de forma a que muitos dos sportinguistas que não se podem deslocar às lojas oficiais de Lisboa possam adquirir os seus produtos.

Recomendação 4 - Preços dos Bilhetes das Modalidades

Sabemos que as modalidades, desde que temos o nosso Pavilhão, têm tido muita afluência do público. No entanto, creio que o número de público presente poderia ser maior se os preços fossem mais atrativos.

Deveria o CD do SCP criar um preço de € 2 para todas as modalidades ou um bilhete único com várias modalidades no fim-de-semana ou outros dias de jogos.

Recomendação 5 - Núcleos Sportinguistas

O CD do SCP deveria permitir que os núcleos funcionassem como uma espécie de Franchisados da Marca Sporting. Os Núcleos poderiam ser mais uma grande fonte de dinamização do Clube no apoio a jogos fora do nosso Estádio e Pavilhão e igualmente na venda de Merchandising.